Dicas para falar melhor

 

 

1. Seja você mesmo

Essa é a primeira e maior dica de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma técnica poderá ser mais importante do que sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas, ao falar, seja sempre natural.

2. Pronuncie bem as palavras

Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos “s” e “r” finais e dos “i” intermediários. Fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisá, trazê, levamo.

Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será mais bem compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala.

Faça exercícios para melhorar a dicção lendo qualquer texto com o dedo entre os dentes e procurando falar da forma mais clara possível.

3. Fale com boa intensidade

Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção. Também não fale muito alto, porque, além de cansar rapidamente, você poderá irritar os ouvintes. Fale com volume de voz adequado para cada ambiente. Entretanto, nunca deixe de falar com entusiasmo e vibração. Se não demonstrar interesse pelo assunto que transmite, não conseguirá também interessar e envolver a platéia.

4. Fale com boa velocidade

Não fale rápido demais. Se a sua dicção for deficiente, será ainda mais grave, já que comprometerá a compreensão dos ouvintes.

Também não fale muito devagar, com pausas excessivamente prolongadas, para não entediar os ouvintes. Use um gravador de áudio para conhecer melhor a velocidade da sua fala e decidir-se pelo estilo mais adequado.

5. Fale com ritmo

Alterne o volume da voz e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Quem se expressa com velocidade da fala e volume da voz constantes acaba por se desinteressar os ouvintes, não pela falta de conteúdo, mas pela maneira “descolorida” como se apresenta.

6. Tenha um vocabulário adequado

Um bom vocabulário tem de estar isento de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de termos incomuns e quase sempre incompreensíveis. Evite também o vocabulário específico da sua profissão diante de pessoas não familiarizadas comesse tipo de palavreado. Evitando as expressões pobres e vulgares, não tendo preocupação de falar com palavras incomuns e reservando a linguagem profissional apenas para aqueles que atuam dentro da mesma área, você estará desenvolvendo um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as idéias e pensamentos.

7. Cuide da gramática

Um erro gramatical, dependendo de sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo destruir sua imagem.

Todas as frases precisam estar corretas, mas principalmente, faça uma revisão da concordância e da conjugação de verbos. Muitos hesitam na construção das frases porque têm dúvidas sobre a concordância a fazer ou o verbo a conjugar. Aumente a leitura de livros de bons autores e observe atentamente a construção das suas frases. A leitura atenta é uma das melhores fontes de aprendizado e aprimoramento da gramática.

8. Tenha postura correta

Fique sempre bem posicionado. Ao falar, procure não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem debruçar sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. O excesso de gesticulações é mais prejudicial do que a falta.

Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, evitando o apoio ora sobre uma perna, ora sobre a outra. Essa atitude torna a postura deselegante. Também não se movimente desordenadamente de um lado para o outro e, quando estiver parado, não abra demasiadamente as pernas. Só se movimente se pretender se aproximar dos ouvintes ou dar ênfase à determinada informação.

Não relaxe a postura do tronco com os ombros caídos, pois poderá passar uma imagem negligente ou de excesso de humildade. Cuidado também para não agir de forma contrária, levantando demasiadamente a cabeça, e para não manter uma posição rígida do tórax, pois poderá passar uma imagem arrogante e prepotente. Deixe o semblante sempre descontraído e, sendo possível, sorridente. Não fale em alegria com a fisionomia fechada, nem em tristeza com a face alegre. Lembre-se sempre de que é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.

Ao falar, olhe para todas as pessoas para ter certeza de que estão ouvindo e prestando atenção em suas palavras. Principalmente ao ler, esse cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendência de olhar quase o tempo todo para o texto, esquecendo a presença dos ouvintes.

9. Tenha início, meio e fim

Toda fala, seja simples conversa, seja uma apresentação para grandes platéias, precisa ter início, meio e fim.

O início

No início procure conquistar os ouvintes desarmando suas resistências e conquistando seu interesse e atenção. Para atingir esses objetivos, poderá usar algumas das seguintes “dicas”:

– Conte uma pequena história que tenha estreita relação com o conteúdo da mensagem. Histórias normalmente despertam o interesse;

– Elogie sinceramente os ouvintes;

– Use uma frase que provoque impacto;

– Diga que não irá consumir muito tempo;

– Faça uma citação de autor respeitado pelos ouvintes;

– Use um fato bem-humorado. Entretanto, evite piadas;

– Levante uma reflexão;

– Demonstre sutilmente que conhece o assunto e que possui experiência;

– Aproveite uma circunstância fazendo um comentário sobre alguém presente ou que tenha falado há pouco, ou ainda sobre um acontecimento conhecido dos ouvintes.

No início você não deverá:

– Pedir desculpas por estar com problemas físicos (gripe, resfriado, dor de cabeça, etc.) ou por não estar devidamente preparado para falar; 

– Contar piadas; 

– Fazer perguntas quando não desejar a resposta; 

– Tomar partido sobre assuntos polêmicos;

– Começar com “chavões” ou frases feitas. Por exemplo: A união faz a força; uma andorinha só não faz verão, etc.

– Fazer citações de autores muito polêmicos;

– Saiba ainda que o início deverá ser breve, neutro e guardar interdependência com o restante da fala.

O meio

Na primeira parte do meio, prepare o tema a ser abordado: Fale, em uma frase ou duas, sobre a matéria que irá abordar. Por exemplo: “Vou falar sobre o homem moderno”.

Em seguida, faça um relato histórico do tema ou levante um problema para o qual dará solução.

Finalmente, fale sobre as etapas do assunto que irá desenvolver. Por exemplo: se o tema fosse lazer, as etapas poderiam ser: o lazer no campo, o lazer na praia e o lazer no clube.

Na segunda parte, desenvolva o assunto principal atendendo ao que foi preparado. Se fez um relato histórico, agora fale do presente; se levantou um problema, agora dê a solução; se dividiu o tema, agora cumpra as etapas prometidas. Use comparações, exemplos, estatísticas, testemunhos, enfim, todos os argumentos de que dispuser para confirmar o conteúdo da sua exposição. Se sentir que alguém faz alguma objeção às suas afirmações, este é o momento de refutá-la.

O fim

No final, faça uma breve recapitulação. Em apenas uma ou duas frases, faça um   resumo do que apresentou. Em seguida, para encerrar, use os mesmos recursos sugeridos para iniciar: elogiar o auditório, fazer uma citação, aproveitar uma circunstância, um fato bem-humorado, levantar uma reflexão, etc. Além disso, poderá pedir que ajam de acordo com suas propostas.

Não encerre dizendo: “era isso que eu tinha para falar”. Nem utilize outras formas vazias, sem objetividade.

10. Fale com emoção

Fale com entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demonstre emoção e interesse nas suas palavras e ações. Assim, terá autoridade para interessar e envolver os seus ouvintes.

 

Fonte: Professor Reinaldo Polito – http://www.polito.com.br

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