Como posso divulgar meu site e conquistar novos clientes?

Pronto, seu site está no ar. Agora, é só aguardar o acesso de milhares de internautas, certo? Errado!

Para entender como funciona a Internet, vamos voltar um pouco no tempo. Na época em que não existia Internet, um dos principais meios de comunicação era o telefone. Imagine então uma empresa que comprou uma linha telefônica, mas se esqueceu de um detalhe bem simples: divulgar o número do telefone! Como alguém entrará em contato com essa empresa? Seu site pode estar passando por esse mesmo problema. Mas não se preocupe, vamos ajudá-lo.

O primeiro passo é estabelecer para quem você divulgará o seu site. É importante ter em mente que o objetivo de seu site deve ser não somente a conquista de novos segurados, mas também o de trabalhar sua carteira atual para estar presente no dia a dia de seus clientes e mostrar a importância dos serviços de sua corretora. Nesse ponto, seus funcionários são fundamentais. Eles devem ser instruídos a divulgar o seu site sempre que possível.

Também está muito enganado quem pensa que obter sucesso na Internet custa caro e que apenas empresas que gastam fortunas são procuradas. Conforme pesquisa realizada por Georgia Institute of Technology, 85% dos internautas encontram novos sites utilizando ferramentas de busca como, por exemplo, Google, Blink, Yahoo, entre muitas outras. Portanto, é importante dar atenção especial para esses meios de divulgação. Além das ferramentas de busca, não deixe de lado os métodos tradicionais, porém de extrema importância e eficácia, como incluir o endereço do site em seu cartão de visita e em folders de sua corretora. Simples, não?

Acompanhe outras 16 dicas que criamos para auxiliá-lo em sua divulgação e confira quais delas você já pratica em sua corretora:

1. Inclua o endereço de seu site na mensagem de espera do atendimento telefônico – dessa forma, toda vez que alguém ligar para sua corretora, saberá que possui um site.

2. Cartão de visita – já pensou se o seu cartão de visita não tivesse o número de telefone? Qual seria sua utilidade? A mesma questão se aplica à corretora que ainda não inseriu seu endereço eletrônico. Parece simples? Acredite, muitas empresas esquecem desse simples detalhe!

3. Assinatura do seu e-mail – insira o endereço do seu site na assinatura do seu e-mail e na assinatura de e-mail de todos os seus funcionários.

4. Realize pesquisas de pós-venda – trabalhe com seu cliente não apenas no momento da renovação do seguro. Analise o grau de interesse no produto e nos benefícios adquiridos.

5. Distribuição de folders – além de criar um folder com os produtos que sua corretora trabalha, que tal desenvolver um folder especifico contando a história de sua empresa, principais clientes, entre outras informações? E claro: ambos com o endereço do site!

6. Cadastre seu site em mecanismos de busca e ferramentas de indexação de URL como, por exemplo, a do Google (http://www.google.com.br/add.url.html). Apesar do nome soar complicado, o cadastro é muito simples. Basta preencher o primeiro campo com o seu endereço eletrônico e, no campo “Comentários”, incluir uma descrição do seu site. As ferramentas de busca demoram um certo tempo para rastrear os sites novos em seu banco de dados e, portanto, não geram um retorno imediato. Assim, quanto antes efetuar o cadastro, melhor.

7. Adesive seu carro com o nome, o telefone e o site da sua corretora.

8. Envie e-mail marketing para sua base de clientes – com o seu endereço eletrônico e os produtos que a sua corretora oferece. Faça-se presente no dia a dia deles. A Porto Seguro oferece uma ferramenta própria para essa necessidade, confira no Corretor Online.

9. Participe do Yahoo Respostas, blogs e outros sites – e aproveite para divulgar a página de sua corretora. Dessa forma, além de trazer clientes diretamente a seu site, as ferramentas de indexação indicarão quando alguém se interessar pelo assunto comentado. Lembre-se: elabore bem seu comentário para que o seu domínio no assunto seja percebido e desperte o interesse dos internautas em visitar seu site.

10. Insira o site da corretora nos brindes para seus clientes.

11. Atualize sempre o seu site – quanto mais atualizações, com novos textos, comentários e imagens (sempre com a devida descrição), mais os buscadores rastrearão as informações do seu site. A página da CNN, por exemplo, é rastreada a cada 3 segundos. Já um site sem alterações chega a esperar 60 dias para que o buscador identifique uma nova alteração;

12. Faça anúncios da corretora na revista do seu bairro – e não se esqueça de colocar o seu endereço eletrônico.

13. Faça promoções recorrentes envolvendo seu site – dessa forma, você incentiva as pessoas a acessarem sua página constantemente, além de colher informações para sua base de carteira de clientes. Exemplo: “Preencha a enquete sobre os cuidados com o meio ambiente e concorra a um par de ingressos”.

14. Participe das Redes Sociais – já podem existir comentários sobre sua corretora no Facebook, Twitter, entre outros sites. Você precisa acompanhar o que estão falando da sua marca e decidir qual a melhor atitude a tomar para cada apontamento. Além disso, ao participar das redes sociais, poderá conhecer o perfil de cada cliente ou prospect, interagir e compartilhar produtos, idéias, promoções e informações. Outra vantagem é conseguir apurar qual a imagem que os internautas têm sobre sua corretora e atuar positivamente nesse quesito. As redes sociais mais utilizadas no Brasil são: Facebook, Twitter, Youtube, Orkut, Blogs e LinkedIn.

15. Troque banners e links do seu site com parceiros – contate o responsável pela loja de informática ou de carros do seu bairro e ofereça algum tipo de parceria. Por exemplo: você insere um banner de venda on-line dos seguros da Porto Seguro, ou mesmo o link do site da sua corretora, e seu parceiro recebe algo em troca a cada venda gerada em função desse banner.

16. Faça investimentos e Links Patrocinados – a Porto Seguro incentiva esse tipo de ferramenta, e inclusive, oferece uma excelente solução de retorno rápido, acesse: www.corretorportoseguro.com/portolinks.

Em casso de dúvidas sobre como aplicar essas dicas, consulte seu Instrutor de Canais Eletrônicos pelo telefone (11) 3366-3931.

Sua corretora ainda não possui um site? Contrate a solução Corretor Web agora mesmo! Acesse: www.corretorportoseguro.com.

Boas Vendas!

Fonte: Especial Porto Press – 313 (Novembro/Dezembro – 2010)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: