Saindo do sedentarismo pelo ciclismo

 

O ciclismo continua sendo um sinónimo de aventura. Independente de torneios, campeonatos ou qualquer competição. É comum amigos com interesses afins reunirem-se para fazer longos ou curtos passeios de bicicleta, mesmo que seja no monte ou em estrada, ou até mesmo em locais mais inóspitos e selvagens, regado a muita amizade, solidariedade e divertimento. O praticante do ciclismo é chamado de ciclista.

Há outros tipos de ciclismo, entre eles, o estático. O ciclismo estático é a prática de ciclismo em bicicletas ergométricas ( iguais de academias/ginásio). Esse exercício é recomendado também para as pessoas que apresentaram lesões nos joelhos, quadris, coluna e aqueles que não podem caminhar. É aconselhável à grávidas, idosos com problemas de osteoporose e principalmente obesos.

História do Ciclismo:

O Ciclismo surgiu  a partir do ano de 1890. Depois do surgimento nasceram as grandes provas que ao decorrer os anos, tornaram-se clássicos. No ano de 1893, foi realizado o primeiro campeonato do mundo. Com provas de sprints e meio fundo. Esta prova foi produzida para os corredores amadores.

O ciclismo começou a fazer parte dos campeonatos olímpicos desde  a primeira edição dos jogos em Atenas. Quando os eventos ainda eram feitos apenas na pista.

Uma atividade praticada somente por homens, foi em Seul em 1988, as mulheres participaram pela primeira vez.

É preciso ter alguns cuidados físicos.

Alguns cuidados físicos para o ciclismo:

Se você pretende praticar ciclismo, como outra atividade qualquer, precisa estar ciente de alguns cuidados que é preciso ter. Acima de tudo, a sua saúde é o mais importante. Por isso, acompanhe essas dicas:

· Dê preferência ao andar de bike no período vespertino, ou quando já não houver aquele sol muito quente.

É extremamente importante que antes de iniciar qualquer atividade física, procure um médico para verificar se pode exercitar sem correr riscos de saúde.

· Use sempre um relógio, pois ele determinará a duração da sua atividade física.

· O aquecimento é importante. Devem fazer-se alongamentos durante 10 minutos antes e após a atividade física.

· Alimentar-se com uma fruta ou suco/sumo (não mais que 200 ml), 30 minutos antes, durante e logo após o exercício. Ingerir água filtrada somente em pequenas quantidades.

· Devemos dar preferência para caminhar, pedalar ou nadar em um só período. Ao término da atividade física devemos sentir-nos bem. A qualquer sinal de dores, cãibras, falta de ar, cansaço extremo, é recomendado que pare. Depois, é recomendável um contato com o médico. A corrida pode ser uma coisa nessesaria pra saude e para o corpo.

Por Marcelo Rudini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: